terça-feira, 26 de outubro de 2010

Memórias do dia 05 de outubro de 2010

Participantes:

•    Mestranda Franciele Zarpelon Corrêa
•    Mestrando Jones Quadros da Silva
•    Mestranda Marja Leão Braccini
•    Mestranda Tana Cassia Malacarne Martins


Memórias de um seminário:
São Leopoldo, 05 de Outubro de 2010

Iniciamos nossa aula com uma sensação de órgãos, nossa mestra, Profª. Mari encontra-va-se em viajem ao Canadá, onde encontraria o autor do livro que temos trabalhado Maurice Tardif (TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.).
Como de costume, iniciamos nossa aula através da leitura da memória da aula passada, realizada pela colega Franciele.
Jones iniciou entregando um resumo do Cap.4 o qual estava sob sua responsabilidade e nos colocou que dentro de seus apontamentos, quando Tardif fala sobre a educação enquanto interação (p.165), encontrou muita coisa pertinente ao assunto de sua dissertação.
“Podemos definir, esquematicamente, o conceito de interação dizendo que ele se refere a toda forma de atividade na qual seres humanos agem em função uns dos outros” (p.166).
Ao realizarmos uma análise do Quadro 3 – Oito tipos de ação na educação (p.169), Jones destacou:
                             •    educação é uma interação social;
                             •    educação é uma atividade de expressão de si mesmo;
                             •    educação é uma atividade de comunicação.
Jones trouxe ainda os fios condutores (p.174) apresentados pelo autor sobre as atividades educativas e do ensino.
Para finalizar sua atuação, nosso representante do sexo masculino (vulgo Jones) trouxe um texto de Martha Medeiros: Na terra do SE (Zero Hora, 19/09/2010) que inicia dizendo: “Se quem luta por um mundo melhor soubesse que toda revolução começa por revolucionar antes a si próprio.” e termina dizendo que “Se em vez de lutar para não envelhecer, lutássemos para não emburrecer.”.
A colega Franciele preferiu não iniciar a leitura de seus apontamentos referentes ao Cap. 5 de Tardif, mas sim discutir dois textos de Itamar Melo: Meritocracia em debate e Meritocracia em debate: sete ideias para qualificar os professores (ClicRBS: O X da Educação, 18/06/2010).
“Uma realidade de implicações profundas está emergindo de estudos educacionais re-centes: a de que o fator mais decisivo para definir o quanto uma criança aprende na escola é a qualidade do seu professor. O economista americano Eric Hanushek, da Universidade de Stan-ford, pesquisador eminente na área, descobriu que o aluno de um professor excelente em uma escola ruim aprende mais do que o de um professor ruim em uma escola excelente.”
Diante deste parágrafo a colega Marja levantou as seguintes questões: Como definir se um professor é excelente ou não? Como um aluno aprende mais ou menos?
Tana completou levantando a questão: Como definir os parâmetros de qualidade ou os critérios de avaliação?
Foi lançada a idéia da competição entre os professores por dinheiro diante da passagem “... Deve-se premiar o professor que ensina melhor e punir o que não consegue?” e Tana acre-dita que se a competição fosse por qualidade e beneficiasse os alunos, seria positiva, mas que não é o que de fato ocorre.
Jones lançou a idéia de provocar uma interação com Itamar Melo, colocando nossas ob-servações a cerca de seus textos.
Franciele por sua vez, ficou de ver a possibilidade de encaminharmos um artigo à Zero Hora com nossos debates.
No texto Meritocracia em debate: sete ideias para qualificar os professores, destacamos no item 2 - Tornar a carreira mais atrativa, onde o problema: a profissão atrai, em geral, pesso-as que não se destacaram na vida escolar. Os mais talentosos procuram outras atividades, foi comentado pela colega Marja, na qual a idéia a fez lembrar da triste frase: “Quem sabe faz, quem não sabe, ensina.”.
Diante desta frase e do avançado da hora, encerramos nosso encontro por aqui, ficando o Cap. 5 da colega Franciele para a próxima aula, bem como o Cap. 6 do colega Jones.
Lembro que nossa próxima aula seria dia 12 de outubro, mas em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida e do fato de que no dia 19 de outubro nossa mestra Profª. Mari estará na 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em Caxambu/MG, nossa próxima aula fica marcada para 26 de outubro, onde teremos ainda a comemoração do aniversário da Profª. Mari.

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