terça-feira, 30 de novembro de 2010

Memória do dia 23 de novembro de 2010

MEMÒRIA DIA 23/11/2010

Iniciamos o encontro com uma bela visão de um passarinho no seu ninho trazendo comida para os seus filhotes, um aprendizado de pura simplicidade da natureza. Depois a Marja realizou a leitura da memória do dia 16 de novembro. Neste encontro não contamos com a presença da Franciele.
A Tana iniciou questionando a professora Mari, quanto a um texto que poderíamos criar no final da disciplina na tentativa de construir um artigo juntos sobre os assuntos abordados nas nossas aulas. A professora Mari respondeu que a idéia é de fazermos um texto individual sobre o tema de pesquisa de cada um, relacionando-o aos conceitos estudados, e que, depois disso podemos planejar para o início do próximo semestre um fechamento e com isso um possível artigo sobre os assuntos visto em aula. 
No decorrer do encontro a Tana relatou o evento que ela foi na última terça-feira sobre o projeto UCA (Um Computador por Aluno), onde ela falou sobre as experiências de alguns alunos e professores neste projeto.
A Tana iniciou as reflexões sobre o terceiro ponto do capítulo oito do livro do Tardif "O papel do saber dos professores na reforma: diversidade e ambigüidade dos saberes profissionais" na página 294. Onde o autor inicia com várias perguntas: Que saberes encontramos na base da profissão docente? Quais são as fontes desses saberes e seus modos de integração no trabalho dos professores? Quem produz e os legitima? Os professores são somente transmissores de saberes ou produzem um saber específico? Na sequência do capítulo o autor traz seis pontos importantes sobre as tendências da identidade profissional tanto dos professores quanto dos formadores universitários: O primeiro é "qual é a natureza desse saber profissional que seria específico aos práticos?" (p.298) O segundo item: "Esse saber pode ser objetivado e incorporado tal e qual nos programas de formação de professores?" (p.298) No terceiro item escreve: "Por outro lado, a epistemologia da prática afirma que a atividade profissional representa uma fonte espontânea de aprendizagem e de conhecimento." (p.299) No quarto item: "Concentrar a reforma no saber profissional dos professores não seria uma maneira de perder aquilo que certos pesquisadores que trabalham no Brasil chamam de "saberes sociais", isto é, os conhecimentos da vida corrente enraizada nas estruturas de dominação política?" (p.300) No quinto item: "Qual será o lugar e o significado das pesquisas de natureza mais fundamental ou crítica em relação aos saberes profissionais?" (p.300) e no sexto e último item: "Se pretende reconhecer o saber dos professores, como esse reconhecimento vai se manifestar concretamente dentro do sistema de ensino?" (p.300 e 301)
Para finalizar os estudos do livro a Tana fez uma leitura na última parte do livro: "Enquanto a década de 1990 foi dominada pela implantação das reformas, pode-se esperar que a década que se inicia seja dominada por tensões e até mesmo contradições entre diversas concepções do saber dos professores e, de maneira mais ampla, de sua função tanto na escola quanto na sociedade." (p.303) Comentou-se ser isso exatamente o que estamos vivendo nos dias de hoje.
No intervalo fomos até o bar Happy Station comermos uma deliciosa salada de frutas financiada pela professora Mari.
No retorno iniciamos os relatos sobre o filme Stella, onde todos comentaram as partes do filme que mais chamaram atenção. Foram vários comentários de várias partes do filme. Um dos pontos comentados foi os saberes que Stella tinha da experiência de vida, onde a personagem fala: "Sei tudo sobre futebol, sei fazer coquetéis e jogar fliperama, só no resto sou péssima."
Depois fizemos uma reflexão do texto "Lendo Stella: Um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental" do autor Antonio Flavio Barbosa Moreira. A professora Mari salientou sobre a cultura escolar, uma cultura que é peculiar, uma cultura discente, uma cultura docente e que nem sempre estas culturas dialogam.
Ficou combinado para a próxima semana que todos tragam pelo menos apontamentos de tudo que estudamos neste semestre, que possa ajudar na dissertação de cada um,  para uma discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário