quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Inicio das Aulas - 17-08-2010

Memória da aula do dia 17/08/2010

Participantes da aula: Professora Mari Forster, Franciele, Jones, Marja e Tana.
No dia dezesete de agosto de 2010, num dia de inverno não muito frio, reunimo-nos Jones, Tana, Marja, Franciele e Mari para iniciarmos o primeiro Seminário da Linha de Pesquisa 2. Este primeiro encontro teve como objetivo a definição da temática central que será objeto de estudo do grupo. Inicialmente cada mestrando apresentou sua intenção de pesquisa: Marja disse que seu interesse refere-se a análise dos saberes adquiridos/construídos pelos bolsistas de iniciação cientifica e as  repercussões dos mesmos na constituição da docência; Tana pretende examinar como as tecnologias podem auxiliar a qualificar o ensino de ciências; Jones, por sua vez, vem organizando seu trabalho na perspectiva de analisar as interações vividas entre alunos e entre esses e seu professores, intermediados pelos mundos presencial e virtual; Franciele, aluna do mestrado em Comunicação, estuda a presença do radio no ambiente escolar e os saberes por ele mediado.
Após a introdução feita pela professora Mari, e passado as informações sobre as datas dos nossos próximos encontros neste semestre, optou-se por dar ênfase durante o semestre letivo ao saberes docentes/discentes adquiridos/construídos em diferentes espaços educativos. Definiu-se pela leitura de Tardif, “Saberes Docentes e formação profissional”, complementado por outros textos, sobre a temática, de outros autores, a serem definidos posteriormente.
Durante as nossas conversas foi sugerido pela professora Mari de fazermos uma ata dos nossos encontros, porém esta ata não teria o formalismo que se exige de uma ata de reunião, e sim um breve relato do momento. Este documento se chamará “memória” e será relatado sempre por algum dos alunos pertencentes a este grupo. A idéia foi aceita por todos do grupo que concordaram em fazermos deste momento um aprendizado para todos e uma chance de exercitarmos a nossa escrita e também uma forma de deixarmos registrado os nossos estudos dentro da disciplina de seminários da Linha de Pesquisa II do Mestrado em Educação.
Como o nosso grupo é pequeno, 5 pessoas apenas, foi sugerido que sempre alguém traga umas bolachas ou um chimarrão para irmos saboreando durante o nosso encontro. Para o próximo encontro a Marja ficou de levar os comes e o Jones o Chimarrão.
A professora Mari trouxe relatos sobre a sua experiência em Portugal com trabalhos entre Universidades e escolas. Informou quem em Portugal há poucas experiências neste nível, e que não há grupos de pesquisa como temos aqui no Brasil.
Depois de um breve café no bar Happy Station voltamos para a sala de aula, porém com o frio que estava dentro da sala de aula resolvemos todos continuar as discussões fora da sala de aula para saborear um pouco do sol.
Na segunda etapa da aula o grupo discutiu um pequeno texto, escrito por Manuel Matos, intitulado “A palavra como maiêutica”, onde o autor discute a formação na perspectiva do desempenho e/ou do empenho, instigando todos a olharem seu processo formativo e a refletirem sobre os diferentes significados da formação. Conclui-se que as concepções defendidas por nós precisam estar clara e coerentemente postas e que as mesmas refletem-se sobre nossas ações.
No final a professora Mari pediu para que cada um fizesse um pequeno relato sobre a trajetória de cada um até chegar ao mestrado.
Ficou de “tema de casa” a leitura do texto do Bernard Charlot, o professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição.

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